Blog do site
Programa Melhoria da Educação
Avisa Lá 2024
Vídeos da série: Conversas com quem faz
Edi Fonseca – Coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá
Programa Melhoria da Educação
Avisa Lá 2024
Vídeos da série: Conversas com quem faz
Carla Mauch – Coordenadora da Mais Diferenças
Vídeo 1 – O que é educação anticapacitista?
Vídeo 2 – Como garantir a leitura e a escrita com acessibilidade na escola?
Vídeo 3 – Como acontece o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na prática cotidiana?
Programa Melhoria da Educação
Avisa Lá 2024
Vídeos da série: Conversas com quem faz
Clélia Rosa – Pedagoga especialista em Educação antirracista
Vídeo 1 - “Literatura antirracista na escola - que compromisso é esse?”
Vídeo 2 - “Cuidados na seleção do acervo para uma educação antirracista”
Vídeo 3 - “Literatura antirracista para muito além do dia 20 de novembro”
Programa Melhoria da Educação
Avisa Lá 2024
Vídeos da série: Conversas com quem faz
Silvana Augusto - Formadora especialista em Ed. Infantil
Vídeo 1 – Brincadeiras tradicionais, jogos de regras e jogo simbólico
Vídeo 2 - A continuidade do que é proposto na EI para os anos iniciais do EF
Vídeo 3 – O conceito de ludicidade
Programa Melhoria da Educação
Avisa Lá 2024
Vídeos da série: Conversas com quem faz
Ana Carolina Carvalho – Formadora do Instituto Avisa Lá
Vídeo 1 - A importância dos contos de fadas e dos contos tradicionais
Vídeo 2 – A ampliação do repertório de contos
Vídeo 3 - Quais versões escolher e como ler os contos para as crianças?
Programa Melhoria da Educação
Avisa Lá 2024
Vídeos da série: Conversas com quem faz
Leo Cunha – Escritor, tradutor e jornalista
Vídeo 1 - O que é poesia? A poesia e a brincadeira com a linguagem
Vídeo 2 – A Poesia sempre rima? Poesia é diferente de poema?
Vídeo 3 - Como se lê poesia?
Programa Melhoria da Educação
Avisa Lá 2024
Erica de Faria – formadora do Instituto Avisa Lá
Vídeo 1 - A importância da escolha pela criança
Vídeo 2 – Qual o papel da professora no momento que as crianças estão no canto de leitura?
Vídeo 3 – Dicas literárias. O que fazer depois do empréstimo?
Luiz Henrique de Paula Conceição
É graduado e mestre pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Desde 2012, desenha, desenvolve conteúdo e realiza formações presenciais, semipresenciais e à distância nas áreas de Educação e Direitos Humanos.
Giovana Zen
Formada em Pedagogia e Psicopedagogia, com Mestrado em Educação UNEB, Doutora em Educação (UFBA) e Pós-Doutorado em Alfabetização pelo Centro de Pesquisa e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, no México, sob a orientação da Professora Emília Ferreiro. Professora da Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Mestrado Profissional em Educação (MPED), todos da Faculdade de Educação/UFBA. Integra o Grupo de Pesquisa em Formação de Professores (FEP) e atua como Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). Membro do Núcleo de Formação e Assessoria Pedagógica ao Docente UFBA (NUFAP). Membro da diretoria da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE).
Parte 1 - 29/03 - Manhã
Cristiane Pelissari
Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo/UMESP. Graduada em Pedagogia. Professora do curso de pós-graduação Alfabetização: relações entre ensino e aprendizagem, Instituto Vera Cruz. Formadora do Programa Ler e Escrever – SEE/SP. Co-autora do material impresso e videográfico do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA – desenvolvido pelo Ministério da Educação. Atua na formação continuada em instituições públicas e privadas, realizando cursos e palestras para professores, gestores e demais profissionais do campo da educação.
Parte 2 - 29/03 - Tarde
Na manhã desta quinta-feira (17), as Secretárias de Educação da região da AMFRI estiveram reunidas, na sede da associação, com as técnicas do Itaú Social que atuam à frente do Programa Melhoria da Educação e, do Instituto Avisa Lá, entidade que atuará junto aos municípios da região para alinhar as ações voltadas para a qualificação dos processos de alfabetização de estudantes de 4 a 7 anos em mais de 50 unidades escolares das redes municipais de ensino dos municípios da AMFRI. A região terá apoio técnico entre os anos de 2021 a 2024.
A consultora em Educação da AMFRI e integrante do CoGemfri, Gilmara da Silva, explica que umas das etapas do Edital Melhoria da Educação era justamente o Planejamento Estratégico, com objetivo de identificar em qual área seria necessário o apoio técnico. O grupo escolheu o apoio nos processos de alfabetização.
“A qualificação dos processos de alfabetização foi o ponto que elegemos para trabalhar com o apoio técnico do Programa. A melhoria dos resultados de aprendizagem, como lidar com a cultura da escrita com crianças de 4 a 7 anos, a formação em serviço, a saúde mental e emocional os profissionais e estudantes, as políticas de inclusão, o desenvolvimento e a implementação de um plano de Formação de Profissionais”, explica.
A Coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Cláudia Petri, destaca que o apoio envolve processos formativos dos profissionais a partir da implementação de tecnologias educacionais e metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento estratégico.
“O trabalho até 2024 inclui a formação dos gestores escolares, das equipes técnicas das Secretarias e chegando aos professores. É claro que o planejamento é flexível, no qual estamos iniciando com alfabetização, mas outras questões poderão vir. A parceria tem sido extremamente potente”, destaca.
Fonte: https://bit.ly/367C0al