Blog do site

Imagem de Cristiane Vascelik Hack
por Cristiane Vascelik Hack - segunda, 13 mar 2023, 20:00
Todo o mundo

BOA NOITE.  SOU A CRIS E MORO EM BALNEÁRIO PIÇARRAS.

SOU PROFESSORA E TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO NO 1 ANO.

 
Imagem de Instituto Avisa Lá
por Instituto Avisa Lá - sábado, 4 jun 2022, 11:37
Todo o mundo


Luiz Henrique de Paula Conceição

É graduado e mestre pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Desde 2012, desenha, desenvolve conteúdo e realiza formações presenciais, semipresenciais e à distância nas áreas de Educação e Direitos Humanos.


Giovana Zen

Formada em Pedagogia e Psicopedagogia, com Mestrado em Educação UNEB, Doutora em Educação (UFBA) e Pós-Doutorado em Alfabetização pelo Centro de Pesquisa e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, no México, sob a orientação da Professora Emília Ferreiro.  Professora da Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Mestrado Profissional em Educação (MPED), todos da Faculdade de Educação/UFBA. Integra o Grupo de Pesquisa em Formação de Professores (FEP) e atua como Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). Membro do Núcleo de Formação e Assessoria Pedagógica ao Docente UFBA (NUFAP). Membro da diretoria da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE).


[ Modificado: sábado, 4 jun 2022, 11:38 ]
 
Imagem de Instituto Avisa Lá
por Instituto Avisa Lá - domingo, 27 mar 2022, 08:35
Todo o mundo
Parte 1 - 29/03 - Manhã


Cristiane Pelissari

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo/UMESP. Graduada em Pedagogia. Professora do curso de pós-graduação Alfabetização: relações entre ensino e aprendizagem, Instituto Vera Cruz. Formadora do Programa Ler e Escrever – SEE/SP.  Co-autora do material impresso e videográfico do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA – desenvolvido pelo Ministério da Educação. Atua na formação continuada em instituições públicas e privadas, realizando cursos e palestras para professores, gestores e demais profissionais do campo da educação.


Parte 2 - 29/03 - Tarde

Silvana Augusto

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo, especialização em Educação a distância - SENAC - Rio; mestrado em Teorias do ensino, didática e formação de professores pela Faculdade de Educação - USP; doutorado em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação - USP. Atualmente é assessora pedagógica para Educação Infantil; professora de cursos de extensão universitária na área de alfabetização; coordenadora pedagógica da pós Graduação - Fazeres e Investigações das crianças de 4 a 6 anos e professora do Instituto Singularidades. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, currículo, formação continuada de professores, desenvolvimento infantil, educação infantil, educação aberta e a distância; produção de materiais para a formação de professores. É autora de livros especializados em formação de professores.
[ Modificado: terça, 31 mai 2022, 08:41 ]
 
Todo o mundo


Na manhã desta quinta-feira (17), as Secretárias de Educação da região da AMFRI estiveram reunidas, na sede da associação, com as técnicas do Itaú Social que atuam à frente do Programa Melhoria da Educação e, do Instituto Avisa Lá, entidade que atuará junto aos municípios da região para alinhar as ações voltadas para a qualificação dos processos de alfabetização de estudantes de 4 a 7 anos em mais de 50 unidades escolares das redes municipais de ensino dos municípios da AMFRI. A região terá apoio técnico entre os anos de 2021 a 2024.

A consultora em Educação da AMFRI e integrante do CoGemfri, Gilmara da Silva, explica que umas das etapas do Edital Melhoria da Educação era justamente o Planejamento Estratégico, com objetivo de identificar em qual área seria necessário o apoio técnico. O grupo escolheu o apoio nos processos de alfabetização.

“A qualificação dos processos de alfabetização foi o ponto que elegemos para trabalhar com o apoio técnico do Programa. A melhoria dos resultados de aprendizagem, como lidar com a cultura da escrita com crianças de 4 a 7 anos, a formação em serviço, a saúde mental e emocional os profissionais e estudantes, as políticas de inclusão, o desenvolvimento e a implementação de um plano de Formação de Profissionais”, explica.

A Coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Cláudia Petri, destaca que o apoio envolve processos formativos dos profissionais a partir da implementação de tecnologias educacionais e metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento estratégico.

“O trabalho até 2024 inclui a formação dos gestores escolares, das equipes técnicas das Secretarias e chegando aos professores. É claro que o planejamento é flexível, no qual estamos iniciando com alfabetização, mas outras questões poderão vir. A parceria tem sido extremamente potente”, destaca.

Fonte: https://bit.ly/367C0al

[ Modificado: quarta, 23 mar 2022, 17:38 ]
 
Todo o mundo


Com o objetivo central de fortalecer as secretarias de educação para que elas possam garantir acesso, permanência e aprendizado igualitário para todas as crianças, adolescentes e jovens dos municípios, o Programa Melhorias na Educação inicia este ano sua atuação nas cidades da Região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI. O Programa é uma iniciativa do Itaú Social, com o desenvolvimento técnico do Instituto Avisa Lá. Estão participando os municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Luiz Alves, Penha, Ilhota, Bombinhas e Porto Belo. O Programa segue até 2024, com encontros presencial e à distância. Nos encontros presenciais os municípios serão separados por polos. Na última semana Balneário Camboriú sediou o encontro dos municípios de Camboriú, Bombinhas e Porto Belo.

O primeiro passo para o Programa é o planejamento estratégico da Secretaria, para que ela possa identificar as áreas em que são necessárias mais intervenções para garantia o aprendizado de seus alunos. Feito isso as ações são iniciadas juntamente com uma rede de parceiros. Como o Programa está sendo desenvolvido em conjunto com os municípios da Amfri, as reuniões da semana passada serviram para alinhar as ações voltadas para a qualificação dos processos de alfabetização de estudantes de 4 a 7 anos em mais de 50 unidades escolares das redes municipais de ensino dos municípios da Associação. A região terá esse apoio técnico até 2024.

Umas das etapas do Edital Melhoria da Educação é justamente o Planejamento Estratégico, com objetivo de identificar em qual área é necessário o apoio técnico. O grupo escolheu o apoio nos processos de alfabetização.

A Coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Cláudia Petri, destaca que o apoio envolve processos formativos dos profissionais a partir da implementação de tecnologias educacionais e metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento estratégico. “O trabalho até 2024 inclui a formação dos gestores escolares, das equipes técnicas das Secretarias e chegando aos professores. É claro que o planejamento é flexível; estamos iniciando com alfabetização, mas outras questões poderão ser apresentadas. A parceria tem sido extremamente potente”, destaca.

Para a secretária da Educação de Balneário Camboriú, Marilene Cardoso, “a formação continuada é uma reflexão da prática pedagógica, que contribui demasiadamente na melhoria da qualidade da educação”.

Fonte: https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=32338

 
Todo o mundo
Cenas do Grito Carnavalesco Internético do Furunfunfum. Foi um evento fechado. Foi muito gostoso! Estandarte e figurinos de Amarilis Arruda e Flávia Arruda Xavier Som e imagem de André Zurawski

Marchinha da Cultura Escrita 
 


Quem falou que não, 

Quem falou que não

Quem falou que Carnaval

Não rima com educação (duas vezes)


Menino, menina

Venha pra Santa Catarina

Venha ver o que se faz aqui

Na foz do Rio Itajaí


São oito cidades irmãs

Animadas pra transformar

Botando fé na cultura escrita, 

No ler e escrever

E na poesia mais bonita (duas vezes)


Balneário Camboriú, Luiz Alves e Bombinhas 

E seguindo nossa rota, Porto Belo, Penha e Ilhota

Na marcha da educação

Tem também Camboriú

E com compromisso e garra...

Balneário Piçarras

Paula e Marcelo Zurawski (Furunfunfum)

[ Modificado: quarta, 23 fev 2022, 15:38 ]