Blog do site
Com o objetivo central de fortalecer as secretarias de educação para que elas possam garantir acesso, permanência e aprendizado igualitário para todas as crianças, adolescentes e jovens dos municípios, o Programa Melhorias na Educação inicia este ano sua atuação nas cidades da Região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI. O Programa é uma iniciativa do Itaú Social, com o desenvolvimento técnico do Instituto Avisa Lá. Estão participando os municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Luiz Alves, Penha, Ilhota, Bombinhas e Porto Belo. O Programa segue até 2024, com encontros presencial e à distância. Nos encontros presenciais os municípios serão separados por polos. Na última semana Balneário Camboriú sediou o encontro dos municípios de Camboriú, Bombinhas e Porto Belo.
O primeiro passo para o Programa é o planejamento estratégico da Secretaria, para que ela possa identificar as áreas em que são necessárias mais intervenções para garantia o aprendizado de seus alunos. Feito isso as ações são iniciadas juntamente com uma rede de parceiros. Como o Programa está sendo desenvolvido em conjunto com os municípios da Amfri, as reuniões da semana passada serviram para alinhar as ações voltadas para a qualificação dos processos de alfabetização de estudantes de 4 a 7 anos em mais de 50 unidades escolares das redes municipais de ensino dos municípios da Associação. A região terá esse apoio técnico até 2024.
Umas das etapas do Edital Melhoria da Educação é justamente o Planejamento Estratégico, com objetivo de identificar em qual área é necessário o apoio técnico. O grupo escolheu o apoio nos processos de alfabetização.
A Coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Cláudia Petri, destaca que o apoio envolve processos formativos dos profissionais a partir da implementação de tecnologias educacionais e metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento estratégico. “O trabalho até 2024 inclui a formação dos gestores escolares, das equipes técnicas das Secretarias e chegando aos professores. É claro que o planejamento é flexível; estamos iniciando com alfabetização, mas outras questões poderão ser apresentadas. A parceria tem sido extremamente potente”, destaca.
Para a secretária da Educação de Balneário Camboriú, Marilene Cardoso, “a formação continuada é uma reflexão da prática pedagógica, que contribui demasiadamente na melhoria da qualidade da educação”.
Fonte: https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=32338
Marchinha da Cultura Escrita
Quem falou que não,
Quem falou que não
Quem falou que Carnaval
Não rima com educação (duas vezes)
Menino, menina
Venha pra Santa Catarina
Venha ver o que se faz aqui
Na foz do Rio Itajaí
São oito cidades irmãs
Animadas pra transformar
Botando fé na cultura escrita,
No ler e escrever
E na poesia mais bonita (duas vezes)
Balneário Camboriú, Luiz Alves e Bombinhas
E seguindo nossa rota, Porto Belo, Penha e Ilhota
Na marcha da educação
Tem também Camboriú
E com compromisso e garra...
Balneário Piçarras
Paula e Marcelo Zurawski (Furunfunfum)